quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Resgate histórico em sala de aula

7º ANO B (MANHÃ) 

Durante esta semana que antecede o carnaval, a escola resgatou a história dos antigos carnavais baseando-se na contribuição cultural que o próprio Edgar Nunes Batista deu pra cidade de Gravatá; renascendo assim a história do bloco da Carolina na folia, criado e idealizado pelo nosso patrono Edgar Nunes em 1958. Os alunos produziram máscaras, textos de marchinhas carnavalescas e, de acordo com sua imaginação e criatividade, apresentaram suas versões da "Carolina". Esse estudo da vida do nosso estimado Edgar Batista só está começando, neste ano ele completaria 90 anos se estivesse vivo e durante todo o ano letivo nossos alunos terão mais oportunidades de acessar suas obras com a colaboração de sua filha e gestora da nossa escola: Susana Batista.


WANDERSON PATRÍCIO (ALUNO E ARTISTA DO 7º ANO B)


ATIVIDADE DO 7º ANO B (MANHÃ)

ATIVIDADE DO 7º ANO A (MANHÃ)






Cia. de Dança Reverso e JÓ SILVA : Participação especial no bloco Carolina na folia na EENB


CAROLINA NA FOLIA! Olha só quem estará conosco na próxima sexta-feira dia 28/02: 
CIA DE DANÇA REVERSO - JÓ SILVA com muito frevo no pé!!!! 
Não poderia faltar néh???!!!! Concentração na frente da escola EENB - Av. Agamenon Magalhães, 162. Gravatá/PE às 8:00 horas da manhã, ok! 

Resgatando a história: Carolina na folia


Neste ano de 2014 nosso patrono Edgar Batista completaria 90 anos se estivesse vivo, por isso a EENB - Escola Edgar Nunes Batista está vivenciando com os alunos a história deste homem e renascendo o bloco da CAROLINA NA FOLIA. Participe conosco nesta sexta-feira dia 28/02 às 8:00 horas da manhã (concentração na frente da escola). Vamos valorizar o que é nosso! Vale a pena relembrar esta época com algumas imagens de 1958 a 1964.

















CAROLINA NA FOLIA


CAROLINA NA FOLIA: é o nome do bloco carnavalesco criado por Edgar Nunes Batista em 1959 e que abrilhantou os antigos carnavais da nossa querida Gravatá! 

Conheça um pouco de sua história:

NO CARNAVAL DO ANO DE 1958 NASCIA UMA TROÇA CARNAVALESCA DENOMINADA “CAROLINA NA FOLIA”. ORGANIZADO POR EDGAR NUNES BATISTA E SEUS AMIGOS QUE SENTIRAM A NECESSIDADE DE ANIMAR AINDA MAIS OS CARNAVAIS DE GRAVATÁ, O BLOCO ERA MARCADO POR UMA BONECA GIGANTE CRIADA PELO PRÓPRIO EDGAR NUNES: MEDINDO 2,75 METROS DE ALTURA, FISIONOMIA GROSSEIRA E CORPO FACEIRO, ASSIM ERA CAROLINA, CUJA TABULETA QUE ACOMPANHAVA COMO ESTANDARTE LEVAVA A SEGUINTE MENSAGEM: “CAROLINA NA FOLIA”. UMA ORQUESTRA COMPOSTA DE UMA SANFONA, UM TROMPETE, DOIS VIOLÕES, UM PANDEIRO, UM TRIÂNGULO, UM GANZAR E UM TAMBORIM ACOMPANHAVAM OS FOLIÕES PELAS RUAS DA CIDADE CAUSANDO MUITA ALEGRIA.
EM 1960, “CAROLINA NA FOLIA” GANHOU UMA SEDE, ONDE OS BAILES DE CARNAVAL ERAM REALIZADOS NUM SALÃO DESDE O SÁBADO DE ZÉ PEREIRA ATÉ A TERÇA-FEIRA, ÚLTIMO DIA DA FOLIA. GRANDE ERA O ENTUSIASMO E A HARMONIA DOS COMPONENTES DA TROÇA.
OS ANOS FORAM PASSANDO... EM 1961, CAROLINA PASSAVA NAS RUAS AGITANDO O POVO DE GRAVATÁ. EM 1962, POR FALTA DE ENTUSIASMO DOS COMPONENTES DA TROÇA, A CAROLINA NÃO SE APRESENTOU. EM 1963 FALECIA O PAI DE EDGAR NUNES E POR MOTIVO DE LUTO NÃO HOUVE A APRESENTAÇÃO DA TROÇA. FINALMENTE EM 1964, COM A AJUDA DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA LOCAL, CAROLINA SAIU NAS RUAS, NÃO MAIS COMO UMA SIMPLES TROÇA, MAS COMO UM CLUBE CARNAVALESCO... ES ASSIM ENCERROU SUA HISTÓRIA.
(TEXTO EXTRAÍDO DOS ESCRITOS EDGAR NUNES BATISTA)

CARNAVAL 2014 NA EENB


Próxima sexta-feira 28/02 tem carnaval na EENB e você não pode perder! Vamos resgatar a história e colocar nas ruas da cidade um bloco criado em 1959 pelo nosso patrono Edgar Nunes Batista: CAROLINA NA FOLIA!! Todos estão convidados: alunos, pais, professores e funcionários! NÃO PERCAM! Concentração na frente da escola às 8:00 horas da manhã, ok!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Volta às aulas com os Alunos




                É hora de dar início a mais uma jornada de muito estudo, conhecimento, aprendizagem, ousadia e não menos importante dedicação e responsabilidade. Juntos, queremos que neste início de semestre, todos os objetivos sejam alcançados com muito sucesso. Esperamos que cada um de nós possa não somente obter aprovações, mas também, realizar suas atividades com perfeição, buscando o aprendizado consigo mesmo e assimilando todos os saberes que lhe são passados. Para isto, cabe a cada um de nós contribuirmos com sua parcela de ação e esforço. É com muita satisfação, que desejamos um ótimo retorno a todos os alunos, professores e funcionários da Escola Edgar Nunes Batista.
















                                            
                                                        Salas de Aula






























Volta às aulas com os Professores



Primeiro encontro com os Professores para planejamento anual das atividades da escola Edgar Nunes Batista 04/02/2014

A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres.