segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diga não às Drogas!






Parabéns Anderson 1° Lugar



CORRIDA DO ESTUDANTE 2011

CATEGORIA ACIMA DE 16 ANOS: 1° LUGAR
ANDERSON CARLOS 8ª SÉRIE A

Nosso aluno recebeu seu prêmio das mãos do Prefeito Ozano Brito

Corrida do Estudante 2011 reúne mais de 
400 alunos em Gravatá



domingo, 28 de agosto de 2011

Parabéns a Escola Irmã Judith



Na Corrida do Estudante que aconteceu hoje pela manhã, promovida pela Prefeitura de Gravatá, destacamos a participação do aluno Joel da Educação de Jovens e Adultos que obteve o 2° lugar na categoria acima de 15 anos.PARABÉNS aos que fazem a Escola Irmã Judith!

Um abraço especial pra Tia Ceça, Vanessa e Emanoel!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FOLCLORE




O folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e desenvolveram com o povo.



Durante esta semana, todos estavam envolvidos com este tema: folclore. Especialmente a CULTURA NORDESTINA. Comidas típicas, Ervas Medicinais, Remédios Caseiros, Danças, trava-línguas, Provérbios, Festas, Brinquedos e brincadeiras, Adivinhas ... enfim, nossos alunos apresentaram os trabalhos com muita descontração, conhecimento e alegria.

Confira as fotos: 

A turma da 3ª série B da manhã com a Professora Deyse produziu uma
Amostra Cultural Nordestina: Parabéns a todos!











No turno da tarde, os Professores Maria Souza, Ângela e Edson prepararam com seus alunos as apresentações de danças folclóricas. Começando pelo
FREVO PERNAMBUCANO!


PASTORIL


DANÇA DA PENEIRA


FORRÓ PÉ-DE-SERRA

ALEGRIA DO FREVO NO PÉ


AXÉ DA BAHIA

TUDO ISTO É FOLCLORE!

Visita da Guarda Municipal




Hoje dia 26, pela manhã, tivemos o prazer de receber a Guarda Municipal de nosso município aqui na escola. Contato direto com nossos pequeninos com o objetivo de esclarecimentos sobre as funções da categoria e como nós cidadãos poderíamos contribuir para os serviços de um guarda municipal.  Agradecemos a visita de vocês, nossos amigos!







Festa da Estação de Gravatá







PROGRAMAÇÃO:


PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
21h – Pátio de Eventos

Quinta-feira, 01/09
Doo Lira (Gravatá-PE)
Paulo Izidoro e Almir Guineto (PE/SP)
Sandra de Sá (RJ)
Diogo Nogueira (RJ)

Sexta-feira, 02/09
Maurício Menezes (Gravatá-PE)
O Teatro Mágico (SP)
Zeca Pagodinho (RJ)
Maciel Melo (PE)

Sábado, 03/09
Ricardo Allegria (Gravatá-PE)
Volver (PE)
Moraes Moreira (BA)
Mundo Livre S/A (PE)


UM CAMINHÃO DE CULTURA
17h – Alto do Cruzeiro

Quinta-feira, 01/09
Bandeira de todos os santos (Balé Deveras)
Rodrigo Lins
Nzambi

Sexta-feira, 02/09
Reprilhadas e Entralhofas - Um Concerto para acabar com a 

Tristeza (Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança)
Galeguinho de Gravatá
Dudu do Acordeon

Sábado, 03/09
Picadeiro Pernambuco - A Tradição (artistas de circos tradicionais)
Forró Fala Sério
Banda Labaredas


CULTURA POPULAR - ENCONTRO DE BLOCOS LÍRICOS
31/08 – 19h – Igreja Matriz


Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, Bloco Carnavalesco Cordas e Retalhos, Um Bloco em Poesia, Eu Quero é mais, Amantes das Flores de Camaragibe


FORRÓ NOS DISTRITOS
19h

Sexta-feira – 02/09
Distrito de Mandacaru - Os Tangarás
Distrito de Avencas - Marcos e Maicon

Sábado – 03/09
Distrito de São Severino - Silveirinha
Distrito de Russinha - Pedrão e Os Cabas da Peste
Distrito de Uruçu Mirim – Banda Harmonia e Deodato de Sertânia



Fonte: http://www.prefeituradegravata.com.br

Dia do Soldado

25 de Agosto - Dia do Soldado
      O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima - Duque de caxias - lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.


      Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius - alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
      A carreira do soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade. 
       Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.