terça-feira, 26 de julho de 2011

SANT'ANA ROGAI POR NÓS!

Hoje é um dia especial em Gravatá: Senhora Sant'Ana, nossa padroeira,
é homenageada com muita alegria!


Conheça um pouco mais da História de San'Ana:




Santa Ana ou Sant’Ana ( latim Anna, e este do hebraico Hhannah- Graça) foi mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. Sant’Ana é aquela privilegiada criatura que Deus escolheu, para ser na terra, Mãe da Virgem Imaculada. Sant’Ana, depois de São José, foi a criatura que mais perto esteve do Verbo Encarnado. A intimidade do sangue e do parentesco.


De Sant’Ana bem pouco nos dizem a história e a Sagrada Escritura, mas basta sabermos, para compreendermos quem ela é, e quão grande é o seu poder, basta-nos só isso: É A MÃE DA MÃE DE JESUS, A AVÓ DE JESUS CRISTO. Louvamos a Maria porque é a Mãe de Deus. Louvamos a Sant’Ana porque é a Mãe da Mãe de Deus. Não se pode fazer uma idéia mais elevada, mais exata do mérito e das virtudes extraordinárias de Sant’Ana, do que dizendo e meditando esta verdade: "ELA DEU AO MUNDO A MÃE DO FILHO DE DEUS ENCARNADO."


Os dados biográficos que sabemos sobre os pais da Bem Aventurada Virgem Maria nos foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.Sant'Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim pertencia à família real de Davi. Seu marido, São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Deus. Ana e Joaquim residiam em Jerusalém, ao lado da piscina de Betsaida, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí , num sábado, 8 de setembro do ano 20 A.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam que em hebraico significa Senhora da Luz, traduzido para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.


A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI. Já no Ocidente, o culto de Santana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do Ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha. Seu culto foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto . Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879. Na França, o culto da Mãe de Maria teve um impulso extraordinário depois das aparições da santa em Auray, em 1623. Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima Em nada pode ficar prejudicado o louvor de Sant’Ana e de São Joaquim porque a Bíblia não trás os seus nomes benditos. Não diz o Eclesiástico que “não se conhece melhor um homem do que pelos filhos que deixa?”.


E o Livro dos Provérbios afirma que “o mérito do filho faz a glória do pai”. É impossível maior grandeza que a de Maria Santíssima. Portanto, o louvor da Mãe de Deus não encerra de certo modo o louvor e a glória da Mãe da Mãe de Deus? Que filha mais elevada e glorificada que Maria ? E por quê ? Porque dela nasceu o Redentor do mundo, e a fez bendita entre todas as mulheres. Que Mãe, depois de Maria foi mais honrada, mais privilegiada que a Mãe daquela que é a Mãe do seu Criador? Podemos dizer também a Sant’Ana nas devidas proporções do louvor: “Todas as gerações vos hão de chamar bem-aventurada, porque sois bendita entre todas as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre- Maria”.



sábado, 23 de julho de 2011

Planejando 2011/2°Semestre


Na tarde do dia 18 (segunda-feira), professores, coordenadores e direção desta escola reuniram-se para planejar as atividades do 2° semetre deste ano. O momento serviu para uma avaliação do desempenho  de acordo com o IDEB e inúmeras decisões foram tomadas por toda a  equipe a fim de melhorar o ambiente escolar e o desempenho dos nossos alunos. A atividades que serão pautadas abaixo fazem parte do Plano de Ação do 2° Semestre:

  • Reunião de Pais e Mestres.
  • Reunião de Planejamento de Desfile Cívico.
  • Simulados do SAEPE.
  • Semana do Folclore.
  • Dia do Estudante.
  • Inter-Classes: Jogos Internos.
  • Desfile Cívico: 7 de setembro.
  • TEMA: DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
  • Avaliações do III Bimestre.
  • A COR DA CULTURA.
  • Gincana.
  • Dia das Crianças.
  • Dia do Professor.
  • Dia do Funcionário Público.
  • Dia da Família.
  • JOEG.
  • SAEPE.
  • Avaliações do IV Bimestre.
  • Encerramento do Ano Letivo.
  • ... entre outros.

    FELIZ ANIVERSÁRIO!



    dia12/07: João Amaro (Vigia)
    dia 17/07: Joelma (Merendeira)
    dia 24/07: Fernando Jr. (Coordenador)
    dia 28/07: Maria de Lourdes (Lulu)

    INFORMATIVO


    Informamos que nos dias 25 e 26 de julho
    (segunda e terça-feira) não haverá aula.
    Foi decretado Ponto Facultativo na segunda-feira (25) e Feriado de Sant'Ana (Padroeira da nossa cidade) na terça-feira (26). Retornaremos com aula normal na quarta-feira 27.
    Agradece, a Direção.

    segunda-feira, 18 de julho de 2011

    MENSAGEM


    AMANHÃ 19 (TERÇA-FEIRA):



    ACREDITAR SEMPRE



    Todos nós, na infância, temos sonhos: grandes, médios ou pequenos. Mas à medida que a vida passa, esses sonhos vão para as prateleiras da vida. Depois para a área de serviço, até chegar ao sótão e serem, então, esquecidos. E os sonhos acabam se tornando vestígios de uma época em que a pessoa acreditava no mundo e em sua capacidade de realização.

    Enquanto os perdedores se acomodam e pensam que um sonho é muito para eles. Os campeões se perguntam o que fazer para realizá-lo. Nunca pense que uma meta não foi feita para você, mas sim nas virtudes que precisa desenvolver para atingi-la. Seus sonhos mantém aceso o fogo sagrado em seu coração. Eles são a seiva da vida. Nós envelhecemos não porque o tempo passa, mas principalmente porque abandonamos nossos sonhos. Pessoas de idade avançada, mas com grandes ambições carregam nos olhos o brilho da juventude, mas suas metas continuam alimentando sua alma.

    É triste olhar para alguém com 40 ou 50 anos e observar que está vivendo à espera da morte. É frustrante ver adolescentes precocemente envelhecidos, pois seus corações já não carregam mais sonhos. Para essas pessoas viver é simplesmente completar o dia, completar o mês, completar o ano. E é triste constatar que nosso povo está deixando de sonhar. A maioria procura completar o dia. Não se permite imaginar algo além do que está vivendo. Nunca, nunca, nunca desista.



    TEXTO DO LIVRO: O SUCESSO É SER FELIZ.

    domingo, 17 de julho de 2011

    Reunião de Professores



    Amanhã: dia 18(segunda-feira)
    Horário: 13 horas
    Reunião Administrativo-Pedagógica:
    Público-Alvo: Professores, Coordenadores e Direção.
    Local: Escola Edgar Nunes Batista

     

    Ônibus Escolares

    Os alunos de Mandacaru, Russinhas e São Severino foram beneficiados
    com a aquisição dos novos ônibus escolares.

    No sábado passado dia 16, a Prefeitura deu mais um importante passo na educação do município com a entrega de mais três ônibus novos para os alunos da zona rural. Ao todo, Gravatá conta agora com 5 veículos que atenderão todos os distritos. A cerimônia de entrega dos ônibus aconteceu na Praça 10 com a presença do Prefeito em Exercício João Paulo, secretários , vereadores e administradores distritais.

    A Prefeitura adquiriu os ônibus através do programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com custo de aproximadamente R$ 1 milhão. Os veículos são do modelo Escolar Super ORE-03R, com capacidade para 60 pessoas e com especificações próprias para atender ao transporte escolar.

    Para o Prefeito em exercício João Paulo, essa é uma conquista que vale a pena. “Foi um esforço que dá gosto na gente. Nós sabemos da dificuldades dos alunos em chegar à escola, mas com toda a dedicação do Prefeito Ozano Brito conseguimos dar esse passo gigante na educação”, falou.

    A preocupação com a segurança também faz parte da educação. Os motoristas que guiarão os ônibus passaram por capacitação e receberam os certificados emitidos pelo Sest/Senat. Maria Da Paz, secretária de Educação falou dos feitos da pasta na cidade e do anseio em conseguir esses veículos. “Era um desejo no Prefeito Ozano Brito acabar com o transporte irregular na cidade e estamos conseguindo com certeza”, completou. Após a cerimônia de entrega uma grande carreata percorreu as principais ruas para comemorar a chegada dos novos veículos.



    segunda-feira, 11 de julho de 2011

    III VIRTUOSI em Gravatá



    "Gravatá é palco dos mais belos espetáculos da música erudita neste mês de julho. Talento, beleza e qualidade são alguns dos adjetivos que podem classificar o
    III Virtuosi de Gravatá."

    O evento teve em sua abertura no último sábado (09/07) com o que há de melhor na música erudita com artistas renomados que presentearam o público com seu dom. A emoção foi inevitável durante toda apresentação que como de costume começou pontualmente às 19 horas. A Igreja Matriz de Sant'Ana vira palco dos grandes concertos do III VIRTUOSI GRAVATÁ, que dedica esta edição aos 200 anos de nascimento do compositor húngaro da escola romântica, Franz Liszt. Este evento é produzido e idealizado pela pianista Ana Lúcia Altino e pelo Maestro Rafael Garcia.

    Um momento único que você não pode deixar de prestigiar. Sem contar que nossa cidade está conhecida a nível internacional. O evento segue durante toda semana na Matriz de Sant'Ana e pretende deixar saudades ...













    PROGRAMAÇÃO do III Festival Virtuosi Gravatá
    200 ANOS DO NASCIMENTO DE LISZT [1811-1886]


    SÁBADO 09|07

    19h ORQUESTRA DO FESTIVAL
    RAFAEL GARCIA, regente

    Joseph HAYDN
    Concerto nº1 em Dó maior, Hob VIIb/1
    Solista: NATALIA KHOMA, cello

    Wolfgang A. MOZART
    Requiem em ré menor, KV 626

    CORO DE CÂMERA VILLA-LOBOS
    REGENTE DO CORO: CARLOS ANÍSIO DE OLIVEIRA
    SOLISTAS: ADRIANE QUEIROZ, soprano
    ADRIANA CLIS, mezzo
    GILBERTO CHAVES, tenor
    SAULO JAVAN, barítono


    DOMINGO 10/07

    11h HOMENAGEM A LISZT
    RECITAL DE VICTOR ASUNCION, piano

    Sonata em si menor, S. 178
    Rapsódia Húngara em mi bemol maior
    Rapsódia Húngara em lá menor
    Liebestod (transc.Tristan e Isolde de Wagner)
    Gretchen am Spinnrade (transc. Lied de Schubert)
    Valsa de Fausto (Gounod)


    17h DUO NATALIA KHOMA - VOLODYMYR VYNNYTSKY
    DANÇAS

    Gaspar CASSADO
    Requiebros para cello e piano
    Bela BARTOK
    Danças Romenas para e piano
    M. LYSENKO
    Gavotte para cello e piano
    Johannes BRAHMS
    Dança Húngara nº2 em lá menor (arr. A. Piatti)
    Frederic CHOPIN
    Polonaise Brillante Op.3 para cello e piano
    Niccolo PAGANINI
    Variações sobre um tema de Rossini
    Ed. para cello e piano por Pierre Fournier
    Volodymyr VYNNYTSKY
    Lost Tango para cello e piano
    David POPPER
    Rapsódia Húngara para cello e piano

    SEGUNDA 11|07

    19h RECITAL RAFAEL ALTINO, viola
    ANA LUCIA ALTINO, piano

    Paul HINDEMITH
    Sonata para viola e piano Op.11 nº 4
    Krzysztof PENDERECKI
    Cadenza para viola solo
    Dmitri SHOSTAKOVICH
    Sonata para viola e piano Op.147
    Serguei PROKOVIEF
    Romeu e Julieta
    Dança dos Cavaleiros. Allegro pesante

    TERÇA 12|07

    19h HOMENAGEM A LISZT II
    Niccolò PAGANINI
    Dos 24 Caprichos para violino solo, Op.1 (1819)
    Capricho nº 1 em Mi Maior
    Capricho nº6 em sol menor
    Capricho nº 9 em Mi Maior
    Capricho nº17 em Mi bemol Maior
    Capricho nº24 em lá menor: Tema com variações
    BENJAMIN SUNG, violino

    Franz LISZT
    Grande etudes de Paganini, S. 141 (1851)
    Étude nº1 em sol menor
    Étude nº2 em Mi bemol Maior
    Étude nº3 em sol sustenido menor, “La Campanella”
    Étude nº4 em Mi Maior
    Étude nº5 em Mi Maior
    Étude nº6 em lá menor
    JIHYE CHANG SUNG, piano


    QUARTA 13|07

    19h SIMON GOLLO, violino
    GERMAN MARCANO, cello
    VICTOR ASUNCION, piano

    Johannes BRAHMS
    Sonata para violino e piano em lá maior Op. 100
    Manuel DE FALLA
    Danza de La vida breve para cello e piano
    Johannes BRAHMS
    Trio em dó maior

    QUINTA 14|07

    19h DMITRI BERLINSKY, violino
    VICTOR ASUNCION, piano

    Cesar FRANCK
    Sonata para violino e piano em Lá Maior
    Maurice RAVEL
    Tzigane
    Piotr Ilitch TCHAIKOVSKY
    Meditation Op.42
    Valse Scherzo Op.34
    Nicolò PAGANINI
    La Campanella

    SEXTA 15|07
    19h ALEXANDER HRUSTEVICH, acordeon

    Johann Sebastian BACH
    Passacaglia em dó menor, BWV 582
    Antonio VIVALDI
    O Verão das 4 Estações
    Domenico SCARLATTI
    Sonata K 262
    Sonata K 146
    Henryk WIENIAWSKI
    Scherzo e Tarantella Op. 16
    Myroslav SKORYK
    Melodia
    Alfred GRÜNFELD
    Soirée de Vienne
    Vladimir ZUBICKIJ
    Eternal movement and epílogue
    (Jazz Partita nº 1)
    Petri MAKKONEN
    The flight on time
    Piotr Ilitch TCHAIKOVSKY
    Finale do Concerto para Violino
    em Ré maior, Op.35
    V. PODGORNIJ
    Dedicado a Caruso, Retro-Suite

    SÁBADO 16|07
    11h RECITAL VIRTUOSI

    Reinhold GLIÈRE
    Cinco peças Op.39
    RAFAEL ALTINO, viola
    VALERIA THIERRY, contrabaixo
    Olivier MESSIAEN
    Vingt Regards sur l’enfant Jesus
    Nº 10 – Regard de l’Esprit de joie
    JIHYE CHANG, piano

    Nathan MILSTEIN
    Variações Paganiniana para violino solo
    BENJAMIN SUNG, violino
    Franz LISZT
    Valsa Mefisto
    VOLODYMYR VYNNYTSKY, piano
    David POPPER
    Rapsódia Húngara para cello e piano
    NATALIA KHOMA, cello
    VOLODYMYR VYNNYTSKY, piano

    SÁBADO 16|07

    19h ORQUESTRA DO FESTIVAL
    RAFAEL GARCIA, regente

    Gustav HOLST
    Suite St. Paul Op.29 nº 2
    Joseph HAYDN
    Concerto em ré maior para piano
    VOLODYMYR VYNNYTSKY, piano
    Astor PIAZZOLLA
    As 4 Estações Portenhas
    BENJAMIN SUNG, violino


    DOMINGO 17|07
    11h RECITAL VOLODYMYR VYNNYTSKY, piano

    Frederic CHOPIN
    Mazurca em lá menor Op.17
    Valsa em Dó sustenido menor, Op.64 No.2
    Valsa em Mi menor (Obra póstuma) para piano
    Myroslav SKORYK
    Burlesque
    L. REVYTSKY
    Prelúdio em Ré bemol maior
    Franz LISZT
    Gnomenreigen
    Valsa Mefisto
    Frederic CHOPIN
    Sonata Nº 3, Op. 58 em Si menor


    17h ORQUESTRA DO FESTIVAL & VIRTUOSI

    Giovanni BOTTESINI
    Grand Duo Concertant para violino e contrabaixo
    BENJAMIN SUNG, violino
    VALERIA THIERRY, contrabaixo
    Carl Maria von WEBER
    Andante e Rondo Ungarese
    RAFAEL ALTINO, viola
    Frederic CHOPIN
    Concerto nº 2 em fá menor, Op. 21
    JIHYE CHANG, piano
    Pablo SARASATE
    Árias Ciganas
    SIMON GOLLO, violino
    Piotr Ilitch TCHAIKOVSKY
    Pezzo Caprichoso em si menor, Op.62
    NATALIA KHOMA, cello

    sexta-feira, 1 de julho de 2011

    RECESSO ESCOLAR


    Nossos alunos e professores entraram em recesso a partir de hoje.
    Voltaremos às aulas no próximo dia 19!

    Lembramos que no dia 18 (segunda-feira) realizaremos nossa
    Reunião Administrativo-Pedagógica
    junto aos nossos professores e coordenadores às 13 horas.

    Nossa secretaria estará em atendimento durante este período
    em horário extraórdinário: das 7 da manhã às 5 da tarde.

    Desejamos um bom recesso e que Deus abençoe a todos!

                                                                           A DIREÇÃO.